Óleo essencial de Limão 15ml

Óleo ess. Limão Eladiet

Novo produto

Mais informação

Citrus Limon

O óleo essencial de limão é extraído por pressão da casca do limão (Citrus limon).

Este óleo essencial cítrico com um aroma limpido, não só clarifica a mente e ajuda a melhorar a concentração, como reduz a acidez no organismo, facilitando a digestão, e auxilia no tratamento do reumatismo, artrite e gota, e ainda da celulite, abcessos , furúnculos, carbúnculos e acne.
 
Características do óleo: O óleo de limão tem um aroma bem definido e fresco; é amarelo-esverdeado e pálido na cor e é aguado na viscosidade .
Precauções: Não é tóxico, mas pode causar irritação da pele em indivíduos mais susceptíveis. É um óleo de fototóxico (torna-se tóxico quando exposto à luz solar), não devendo por isso ser utilizado (mesmo em baixa diluição) antes da exposição ao sol. Deve usar-se com moderação. Não dever ser usado por grávidas.
 
Propriedades terapêuticas: É anti-anémico, antimicrobiano, anti-reumático, anti-esclerótico, anti-séptico, bactericida, carminativo, cicatrizante, depurativo, sudorífico, diurético, febrífugo, hemostático, hipotensor, insecticida, tónico e vermífugo, entre outras.
 
Usos: O óleo de limão pode ser muito benéfico para o sistema circulatório e auxilia o fluxo sanguíneo diminuindo a pressão arterial e reduzindo as hemorragias nasais. Pode ajudar a reduzir a febre, a aliviar infecções de garganta, bronquite, asma e gripe.
Estimula o sistema imunológico e limpa o corpo, melhora as funções do sistema digestivo e é útil na obstipação, dispepsia e celulite.
O óleo de limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas e é útil para o combate ao reumatismo e artrite.
É também usado para limpar aacne, para limpeza de peles e cabelos oleosos, assim como para a remoção das células mortas da pele,  facilitando a cicatrização de feridas, úlceras na boca, herpes e picadas de insetos .
 
Formas de utilização/benefícios:
 
Sabão:
Em sabão, o óleo essencial de limão pode ser usado isolado ou funcionar maravilhosamente em praticamente qualquer combinação de aromas - quer sejam só de citrinos, de especiarias, florais ou misturas herbáceas. Experimente adicionar apenas um pouco (10-20%) em qualquer mistura para dar uma acidez "arejada" que não se sobrepõe ao resto dos óleos usados na mistura primária. Convém não esquecer a fototoxicidade dos citrinos, por isso não é recomendável usá-lo em sabões "de Verão".
 
Queimadores e vaporizadores:
Na terapia de vapor, o óleo de limão pode ser usado para constipações, perda de voz, gripe, depressão, stress, falta de energia e fadiga. Para além disso, alivia a irritação e também ajuda a melhorar a concentração, elevar o ânimo, limpar a mente e a auxiliar na tomada de decisões .
 
Misturado com óleo de massagem ou no banho:
O óleo de limão pode ser usado em óleos de massagem, misturado ou diluído no banho para ajudar com problemas digestivos, falta de energia, fadiga, infecções, gripe, excesso de peso, reumatismo, depressão, stress e como um tónico geral.
 
Loções e cremes: 
Pode ser utilizado num creme ou numa loção para limpar a pele congestionada. As suas propriedades adstringentes são óptimas para as peles oleosas. O efeito anti-séptico do óleo de limão, por outro lado, ajuda a tratar todos os pequenos cortes, queimaduras e feridas menores. A acção rubefaciente do óleo mais ajuda para resolver celulite, além de ajudar com acne. 
 
Bochechos ou gargarejos:
Se for disperso numa forma muito diluída em água quente, pode ser óptimo para usar como lavagem da boca ou gargarejo para resolver problemas de úlceras da boca.